quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Iluminação da capela – uma sugestão

Têm-se falado da necessidade de haver uma luz que ilumine as pessoas que saem da capela quando há Missa na Lomba à noite. Na verdade, a parte da frente da capela fica bastante escura e isso torna-se perigoso para quem sai.
Como solução para este problema, várias pessoas têm falado da possibilidade de colocar um candeeiro na fachada da capela. Porém, se me é permitido, atrevo-me a lançar aqui, no nosso blogue, a discussão acerca de uma solução diferente: por que não um holofote que iluminasse a fachada da capela? Tal holofote iluminaria o caminho de quem sai da capela à noite e ainda tornaria visível ao longe a fachada da capela.
Existe um poste de iluminação pública ao fundo das escadas da capela. Por que não instalar aí um holofote virado para a capela? Que passos é preciso percorrer? Quais são as implicações? Há custos adicionais? Quais são as vantagens e desvantagens?
Vamos partilhar dar ideias e opiniões para que se faça luz!

3 comentários:

P. Orlando Henriques disse...

Como podem ver na fotografia aqui publicada, as casas da Estrada do Porto Loba ficaram ilumindas (e são visíveis bem ao longe!) com a simples colocação de candeeiros de iluminação pública. Comparem e digam se a nossa capela não ficava belíssima se também tivesse uma luz a iluminá-la desta maneira.

Carlos Dias disse...

Bom dia Padre Orlando
De facto já tinha reparado que o nível de iluminação da rua de baixo, particularmente junto às casas, rouba toda a iluminação da capela, parecendo antes, que a capela são as casas com as lâmpadas de vapor de sódio.
Parabéns pela ideia, que reforça um comentário meu, aquando da nova iluminação da cruz da capela.
Abração

Maria disse...

De uma lombense que segue sempre as noticias da nossa querida lomba, no teu blog.
Concordo contigo Orlando, e uma bela ideia essa de um holofote que ilumine a fachada principal da capela e ao mesmo tempo a escadaria. Um abraço.