quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Canalização (finalmente!) substituída num Verão terrível

A substituição da canalização da água no troço da Estrada da Serra já é uma nossa luta antiga. Finalmente, a obra está a acontecer (que cheirinho a eleições autárquicas!), o que permitirá (pelo menos assim esperamos) acabar com o tormento das constantes rupturas que estão sempre a acontecer naquela calçada. Um aviso da Câmara Municipal de Arganil, afixado em diversos pontos da povoação, informa do início das obras a 11 de Setembro (anteontem) e da possibilidade de serem efectuados cortes da água entre as 08h00 e as 17h00 enquanto durarem as obras (o que tem acontecido, até mesmo bem depois das 17h00).
Alguns lombenses têm posto em causa a escolha desta época do ano para tal obra (aliás, há tanto tempo necessária): logo haviam de andar a cortar a água neste tempo de terrível seca, que dura há tantos meses (desde Maio que não chove nada de significativo, e mesmo antes também não choveu o suficiente).

Não sabemos o que se passa, mas a verdade é que algo não anda bem. Numa serra como a nossa (alta e cheia de nascentes), em que a água, supostamente, seria abundante, é espantoso que seja necessário os bombeiros terem que vir abastecer a população de água todos os anos no Verão. Isto verifica-se há vários anos, quer o Verão seja ou não de grande seca.
Além disso, sempre que os bombeiros abastecem o nosso depósito, ocorre um fenómeno que atesta bem a incúria dos (ir)responsáveis: a água chega às torneiras completamente suja, barrenta, o que denuncia que aquele depósito da água não vê limpeza há muito tempo.
A água engarrafada ou colhida directamente de fontes de confiança tem sido uma alternativa a esta água canalizada que, por enquanto, não merece a nossa confiança devido à visível quantidade de terra que tem apresentado por vezes.

Sem comentários: