quarta-feira, 29 de outubro de 2008

À pregunta de ti

Há maneiras de falar que, não sendo exclusivamente lombenses, fazem parte da nossa linguagem. Uma delas é o uso do verbo «perguntar» com o significado de «procurar». Assim, o nosso povo, para dizer que anda «à procura de alguém» ou « à procura de alguma coisa», diz muitas vezes «ando à pergunta de…». É um modo de falar usado na Lomba e em outros lugares mas não em todos e nem por todas as pessoas. Tanto as pessoas de outras regiões como certas pessoas mais jovens (mesmo entre nós) estranham este uso tão… inusitado do verbo «perguntar».

Há já uns quatro anos estava eu numa Ordenação em que, depois da celebração, comíamos de pé à volta de mesas instaladas num pavilhão, em Midões. Uma senhora, que mora em Cernache (Coimbra) e me conhecia a mim e aos que estavam comigo, aproximou-se e perguntou-nos:
- Vocês não viram por aí a minha Maria?
Respondemos que não e a senhora continuou o caminho em busca da sua filha. Passado um pouco, aparece ao pé de nós a Maria. Naquele tempo ela devia ter uns doze anos. E eu digo-lhe:
- Ó Maria, olha que a tua mãe anda aí à tua pergunta.
- À minha quê?
E eu repeti, pensando que ela tivesse ouvido mal:
- À tua pergunta.
- À minha quê?
E aí é que eu percebi qual era a dificuldade, e disse:
- À tua procura.
- Ah!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprendi muito