sexta-feira, 29 de agosto de 2008

As antiguidades da Lomba (1ª parte)

Sob o título «As antiguidades da Lomba» vou publicar alguns pequenos artigos nos quais darei a conhecer as investigações que tenho feito para saber como e quando nasceu a Lomba. Interessante, não acham? Faltam-me muitos dados, mas foi o que consegui arranjar. Ajudem-me comentando e enviando mais informações que conheçam.

A tradição oral diz que «a Lomba é filha da Nogueira». E, na verdade, tem lógica que a Lomba tenha surgido da colonização deste lugar por parte de pessoas da Nogueira. Não sei se este lugar já tinha o nome de Lomba antes de ser habitado, mas é provável que sim, por causa da topografia do lugar. As razões desta colonização podem ser diversas:

a) A principal talvez seja a busca de melhor clima, que aqui é muito mais soalheiro. Enquanto na Nogueira as eiras se concentram todas num só lugar (que se chama precisamente «Eiras»), o único da povoação que está exposto todo o dia ao sol, na Lomba as eiras estão espalhadas por toda a povoação.

b) Depois, a proximidade da vila de Arganil é maior.

c) Além disso, aqui a estrada bifurca: para a Nogueira e para a serra. Ora, a estrada da serra era muito concorrida, porque era a via principal que todos os povos da serra usavam para comunicar com Arganil. Mudando-se para este lugar, as pessoas da Nogueira estavam a aproximar-se de um caminho muito movimentado. Era talvez por ser um lugar de passagem que houve várias tabernas no Largo das Almas, onde a estrada bifurca.

d) O abastecimento de água estava assegurado através do Chafurdo. Em tempos antigos, quando ainda não existia água canalizada, as povoações nasciam e desenvolviam-se nas proximidades de fontes ou cursos de água que as pudessem abastecer. Neste caso, a povoação nasceu próxima do Chafurdo, que seria sem dúvida a fonte onde as pessoas iam buscar água. Esta fonte era tão importante que ainda hoje se chama «Caminho da Fonte» ao caminho que conduz a ela. Seria, portanto, «a Fonte» da terra por excelência. Não sei se daria para abastecer uma aldeia grande, mas para o pequeno aglomerado da época parece que chegava.

e) E quem sabe se o contacto visual com o Santuário do Mont’Alto não foi um incentivo de ordem espiritual para ficar neste lugar?

Não sei em que época se deu esta colonização, nem se aconteceu de uma só vez ou por várias, nem se foi colectiva ou individual. Talvez arqueólogos profissionais o consigam determinar estudando a zona mais antiga da povoação, que é o Cômbaro, a “zona histórica” da povoação, uma vez que tem as construções mais antigas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Orlando
Sempre atento ao teu Blog, verifico que este "post" é interessante, acho bem que alguem se interesse por aprofundar conhecimentos acerca das origens da sua terra, neste caso a tua, a Lomba.
Assim mando-te uma achega daquilo que eu penso, até porque acho lógico:
O local onde a aldeia foi implantada chamava-se, e ainda hoje se devia chamar, Lomba da Nogueira, não porque fosse "filha" da Nogueira, ou estivesse sobre a dependencia desta. Essa ideia tem vindo a ser deturpada por questões bairristas ou de rivalidade, (rivalidade essa que eu até considero salutar), mas que para mim é totalmente errada.
Tal como ainda hoje existe a Lomba do Salão, o Cabeço da Nogueira, etc., também aquele local era conhecido por Lomba da Nogueira, precisamente por ser uma lomba que existe próximo da Nogueira. Quanto a isso não tenho a menor dúvida.
Em relação à origem, penso que a primeira casa que surgiu na lomba trá sido um estabelecimento (taberna)e pode ter sido na bifurcação para a Nogueira ou mais acima, na zona do chafariz, isto porque, e como muito bem dizes (escreves), todo o acesso à vila e às aldeias da serra, quer do concelho de Arganil, quer do de Gois, e até da Pampilhosa da Serra, era feito pelo Camelo e por conseguinte pela Lomba, era por aí que passavam os almocreves, com muares carregadas de artigos, nomeadamente azeite, que acondicionado em em odres.
Bom, mas eu vou deixarte o contacto do primo Zé Caldeira, porque ele de certeza te pode dar uma ajuda.
Tomo a liberdade de te sugerir que lhe apresentes o teu blog e lhe peças mais dicas acerca do trabalho que pretendes realizar, pelo qual te enderesso desde já os meus parabéns.
O Contacto é:
jcald@vizzavi.pt

Quando tiveres o trabalho pronto, terei todo o prazer em inseri-lo no site da Junta de Freguesia

Um grande abraço
João Travassos

P. Orlando Henriques disse...

De facto, parece-me oportuna a observação que fez de a Lomba ter sido chamada de Lomba da Nogueira «por ser uma lomba que existe próximo da Nogueira». É sempre difícil ter certezas quanto a estas coisas que se perdem no tempo, mas julgo que tem bastante lógica. José Caldeira é da mesma opinião.
Obrigado pela atenção dispensada a este blog e pelos comentários. Saber que há gente interssada neste trabalho e com vontade de participar é que me dá alento para o continuar.

Anónimo disse...

Olá Orlando
Vimos hoje pela primeira vez o teu Blog, depois da Belita nos dar o endereço. Gostamos muito e podes ter a certeza que (além de te encentivarmos a continuares), voltaremos cá muitas mais vezes.
Com que periodicidade alteras o Blog ?
Cumprimentos
Carlos Dias/Aida Duarte