sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Lembranças da Festa de 2008 (2)

Aqui ficam mais alguns vídeos e fotografias da Festa deste ano. Hoje destaco a presença muito numerosa de pessoas da vizinha e amiga Nogueira, tanto na Missa, procissão e baile no sábado como na tarde de convívio no Domingo. Porque a Nogueira tem muita gente e porque é um povo amigo de nos visitar, todos os anos a nossa festa é marcada pela grande presença de nogueirenses.



Quanto ao dia 17, Domingo, foi mais de uma centena de pessoas que se juntou no parque de merendas da capela para partilhar o almoço. Apesar de se notar algumas baixas em relação ao ano passado, foi um almoço muito concorrido e agradável. Pela primeira vez foi contratada uma cozinheira de fora, a dona Maria de Deus, que já é famosa como cozinheira cá na freguesia. E, de facto, merece grandes louvores pelo magnífico caldo verde e arroz à valenciana que deliciou toda a gente!
O tempo ajudou (fazia bom sol, ao contrário do nublado 12 de Agosto do ano passado) e a festa continou pela tarde, ainda que ensombrada pelo funeral de Antero Fernandes, de Arganil (mais conhecido pela alcunha de "Prega e Racha"), pessoa muito estimada em toda a freguesia. Naquela tarde o adro encheu-se de pessoas para assistir à actuação do Rancho Juvenil da Casa do Povo de Arganil, já nosso conhecido dos anos anteriores, e do Rancho Folclórico da Pampilhosa da Serra, que actuou pela primeira vez na Lomba. Quando os dois ranchos entraram foi tal a "invasão" do adro da nossa capela po pessoas trajadas à moda antiga que o cenário parecia mesmo o de um festival de folclore, como podemos ver nas fotografias.

Depois de jantarmos sardinhas assadas e febras (oferecidas pela Comissão de Festas, tal como o almoço), tivemos um serão animado pelo baile com as concertinas do Rancho da Pampilhosa da Serra.
A Comissão ainda não apresentou contas, mas posso adiantar que correu tudo bem e sem prejuízo. E foi, uma vez mais, nesta simplicidade, sem filarmónica ou grandes conjuntos mas cheia de agradável convívio (que é, afinal, o que importa) que decorreu a festa deste ano. E para o ano há mais! E neste fim-de-semana (23 e 24 de Agosto) há na Nogueira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem Sr. Orlando!!

Apreciou muito o teu trabalho. Sempre vai dando para ver as novidades da n/ terra, a grande Lomba!!!

Um grande abraço e continua o teu grande trabalho!!

Jorge Costa