domingo, 18 de outubro de 2009

História da Comissão de Melhoramentos da Lomba (2ª parte)

Pelo que parece, a Comissão de Melhoramentos da Lomba iniciou-se para alargar a Rua Principal, ou pelo menos foi essa a sua primeira obra. De facto, logo na segunda acta, datada de 10 de Novembro de 1948, é-nos dito que na reunião, realizada provavelmente também em Lisboa, se tratou do alargamento da Rua Principal (rua desde o Largo das Almas até onde hoje é a Capela), do lado sul, «em colaboração com a Comissão Local». Diz-nos também a acta que foi aberta uma subscrição para custear a obra, subscrição que, segundo nos é dado a entender, foi feita entre os conterrâneos de Lisboa, porque logo de seguida se diz que a subscrição «em cooperação com a Comissão Local», não chegou para custear as obras, pelo que foi preciso pedir dinheiro empretado, ficando a Comissão Local encarregue de liquidar o empréstimo. Na terceira acta, datada de 20 de Novembro de 1948, são dadas como concluídas as obras, que custaram um total de 7 780$50.

Portanto, havia, pelo menos aquando da fundação, duas Comissões, uma constituída pelos que estavam na Lomba (chamada «Comissão Local» na acta) e outra pelos que estavam em Lisboa. A Comissão Local seria a tal comissão informal que fazia obras e prestava serviços de utilidade pública, como a construção do depósito do Chafurdo e o controlo da água. A Comissão Local era constituída nesta altura, pelo menos, por Diamantino Varandas, Alfredo Nunes e Agostinho Coelho, para além de outros que com certeza fariam parte mas cujos nomes não consegui apurar.

Brasão da Comissão de Melhoramentos da Lomba

Seriam duas comissões autónomas, embora colaborantes, ou sub divisões de uma mesma e única Comissão de Melhoramentos da Lomba? O que é certo é que a Comissão de Lisboa se intitula «Comissão de Melhoramentos da Lomba» e se refere à outra como a «Comissão Local». Se as duas comissões eram uma só, apenas separada geograficamente, parece-me que a de Lisboa assumia a liderança. Seria? É difícil dizer qual seria a comissão principal. Mas parece-me claro que eram fossem duas comissões independentes, uma das quais (a fundada em 1948 em Lisboa) sucedeu à outra (a dita Comissão Local), mas que ainda chegaram a coexistir.

Parece que nos princípios da Comissão não havia eleições. As actas que relatam mudança de corpos gerentes não dizem que os novos corpos gerentes foram eleitos, mas sim que se deliberou para alterar a Comissão. De facto, a quarta acta, datada de 5 de Fevereiro de 1950, diz-nos que «Reuniu Esta Comissão, para Deliberar a alteração, desta Comissão Ficando assim constituida…». Quem sabe se a Comissão poucos ou nenhuns elementos teria para além dos que são designados nas actas como corpos gerentes?

Segundo o livro, a Comissão reuniu apenas mais duas vezes de pois desta mudança de corpos gerentes, e não é referido mais nenhum melhoramento para além do alargamento da rua.

A quinta acta, datada de 27 de Maio de 1951, diz-nos, novamente, que a Comissão reuniu para «deliberar a sua alteração».


A última acta desta primeira época é datada de 6 de Maio de 1951. É a última notícia que o livro nos dá de reuniões realizadas naquela época. Não sei o que aconteceu a seguir, mas aparentemente a Comissão ficou adormecida, ou pelo menos deixou de haver o zelo de registar as reuniões em acta.

Mas digo que a Comissão esteve adormecida porque o livro nos dá entender que foi novamente constituída a

15 de Fevereiro de 1967. Mas resta-me uma dúvida: foi uma reactivação depois de dezasseis anos ou foi apenas uma eleição normalíssima depois de dezasseis anos em que se descurou o livro de actas?

Eram estes os elementos da Comissão de 1967:

Presidente: Luiz Martins de Almeida

Secretário: Aníbal Alves Brás

Tesoureiro: Jaime da Cruz André

Vogais: Fernando de Almeida; João da Costa Almeida

Suplentes: Henrique Martins de Almeida; Armando Correia Baptista

O livro de actas nada mais refere acerca desta segunda constituição da Comissão.

Continua

1 comentário:

Carlos Dias disse...

Olá Orlando
Penso que tens perto a pessoa indicada para te esclarecer acerca do iato de 1967 até à nova Comissão. será o ti Anibal Almeida.
Aguardo pela terceira parte para aprender como chegou aos dias de hoje a Comissão da Lomba
Abração
Um Achadiço