quinta-feira, 15 de outubro de 2009

História da Comissão de Melhoramentos da Lomba (1ª parte)

Caros leitores, aqui fica um pouco da história da nossa Comissão de Melhoramentos. Depois desta série de artigos dos vossos comentários a dar informações complementares, estarei em condições de acabar o que falta do artigo de história da Lomba para o site da Junta de Freguesia

A Comissão de Melhoramentos da Lomba foi fundada a 2 de Maio de 1948.

Como já disse num artigo anterior, antes da actual Comissão de Melhoramentos, oficialmente constituída, houve entre nós comissões informais de pessoas que se uniam para fazer melhoramentos cá na terra. A primeira das obras feitas por essa ou essas comissões de que consegui ter conhecimento é o depósito do Chafurdo.

Não sei os nomes de todas as pessoas que faziam parte dessa comissão, mas consegui saber que António da Costa Póvoas, Manuel Martins, António Duarte, Diamantino Varandas e Joaquim Caldeira da Costa são pelo menos alguns dos nomes que formaram a comissão que construiu o depósito e a mina do Chafurdo bem como a vala e a canalização para o chafariz, entre finais de 1932 e início de 1933.

Esta comissão também controlava a água. Diamantino Varandas era o responsável por esse serviço.

No Verão faltava a água e algumas pessoas iam à fonte enquanto toda a gente estava na fazenda a trabalhar e apanhavam a água toda. As outras pessoas, que tinham trabalhado todo o dia, ficavam sem nada, de modo que chegavam a casa ao fim do dia e queriam água para fazer a sopa e cozer as batatas mas não a tinham. Então o ti’ Diamantino fechava a torneira do chafariz (o mais antigo, de granito) com um cadeado, voltava lá ao fim do dia e controlava a distribuição da água conforme as necessidades de cada casa, sendo normalmente dois cântaros para cada casa.

Dois de Maio de 1948 é a data que costuma ser apontada como data da fundação da Comissão de Melhoramentos da Lomba.

De facto, segundo a primeira página do livro de Actas da Comissão de Melhoramentos da Lomba, a sua fundação foi no dia 2 de Maio de 1948, no Poço Borrotem, nº 30, em Lisboa.

A primeira direcção era assim constituída:


Presidente: Luiz Martins de Almeida

Vice-presidente: Manuel Fernandes Antunes Varandas

1º Secretário: José da Costa Póvoas

2º Secretário: José Maria da Costa Almeida

Tesoureiro: José Nunes Jorge

Vogais: António Travassos Júnior; José Martins Serra; Albano Nunes Jorge


Folha de rosto do livro de actas da Comissão de Melhoramentos da Lomba, na qual se pode ler a data da sua fundação e os nomes da sua primeira direcção.


A primeira acta diz o seguinte:

Esta Comissão é Formada por cotas por Socios efectivos e auxiliares Ficando deliberado por maioria, os sócios efectivos pagarem a cota minima de Esc 5$00 mensais e os auxiliares 2$50 Ficando Deliberado por unanimidade que as cotas sejam pagas em casa do Tesoureiro.

Poço Borratem, nº 30

2 de Maio de 1948

Continua…

3 comentários:

Carlos Dias disse...

Olá Orlando
Queria dar-te os parabéns, pela tua determinação em falares sobre assuntos que, se não recolhes os elementos agora, ir-se-iam perder. Tu com a tua juventude e amor á Lomba (já houves outros jóvens que porventura também a amam a Lomba), mas não tiveram aquele "click" de fazer actual aquilo que vai caindo no esquecimento. As pessoas mais antigas vão desaparecendo, e se não for alguém jóvem que recolha elementos e os torne vísíveis, tudo se vai perdendo.
Conta comigo para te apoiar naquilo que seja possível embora seja um "achadiço". Mas a Aida sabe muita coisa e a tua avó nem se fala. Pena não ter sido uns anos antes com a tia Cremilda e a tia Gracinda ainda vivas.
Mas estamos nós vivos para ouvir tudo o que ainda está por na cabeça de quem ainda se lembra, isto graças a ti, à tua capacidade de dar a volta por cima e publicar coisas que devem orgulhar os lombenses.
Abração
Carlos Dias

César Alvoeiro disse...

Bom trabalho! Parabéns! Vou passar por cá mais vezes... Um abraço

P. Orlando Henriques disse...

É esse o espírito: passar mais vezes e comentar.
Obrigado!