segunda-feira, 11 de maio de 2009

O regionalismo na Lomba

Caros leitores
Estou a completar um artigo que sintetize a história da Lomba para ser publicado no site na Junta de Freguesia. Já temos aqui, no nosso blog, informação sobre os perídos mais antigos (do século XVII ao século XIX), mas faltava algo sistemático sobre a história recente, do século XX. Penso que é um século marcado pelas obras do regionalismo. Aqui fica um texto prévio para que todos possam ver e completar com mais informações e apontar incorrecções que encontrem. Obrigado a todos.


O movimento regionalista é o esforço que as populações das nossas serras, em espírito de união e tendo em vista o bem comum, empreenderam e continuam a empreender, para melhorar as suas condições de vida. É neste movimento que se inserem as numerosas comissões de melhoramentos que existem em quase todas as aldeias serranas. Costuma dizer-se que o regionalismo se iniciou em 1908, com a construção do sistema de abastecimento de águas do santuário do Mont’Alto. No entanto, julgo que o espírito regionalista já existia muito antes e já fazia mexer o povo. O povo simples das aldeias (talvez por nem sempre ser tido em conta pelos poderes políticos?) unia-se e construía em conjunto as suas próprias obras públicas. Na estrada para as cales há vestígios de calçada entre o Ripado e a Ribeira do Pisco, construída, provavelmente, por aquele caminho ser bastante enlameado. Quem é que calcetou aquele caminho?
Hoje existem a Comissão de Melhoramentos da Lomba e a União Nogueirense, ambas fundadas no século XX. Mas mesmo antes destas comissões oficialmente constituídas houve comissões informais de pessoas que se uniam para fazer melhoramentos de utilidade pública na Lomba e na Nogueira. A Lomba e a Nogueira sempre tiveram uma ligação estreita, e ainda estão de pé algumas obras que foram construídas por pessoas de ambos os lugares e para a utilidade de ambos. É o caso da escola velha da Nogueira, a «Escola Mista da Nogueira», assim chamada por receber, na sua sala única, alunos de ambos os sexos num tempo em que o habitual nas escolas era a separação por salas entre rapazes e raparigas. Foi nessa escola primária que estudou praticamente toda a gente da Lomba e da Nogueira até à construção da nova escola da Nogueira.
Também o campanário da capela de Santo António, na Nogueira, foi edificado por uma parceria de rapazes da Lomba e da Nogueira que, ainda no século XIX, decidiram construir a torre com o sino e o relógio. E, curiosamente, não construíram a torre junto à capela, mas um pouco afastada. Segundo Joaquim Caldeira da Costa, que pertenceu ao grupo de rapazes que construiu o campanário, este foi construído no lugar onde ainda hoje se encontra para que as horas se pudessem ouvir na Lomba. E ouvem-se, de facto!
A nossa actual estrada (Arganil – Lomba – Nogueira) foi inaugurada em Setembro de 1932. Seria uma obra realizada pela Câmara Municipal, pelo povo, ou por ambos?
O primitivo chafariz da Lomba, actualmente desactivado, foi erguido onde ainda hoje se encontra no final dos anos vinte início dos anos trinta do século XX. António da Costa Póvoas, Manuel Martins, António Duarte, Diamantino Varandas e Joaquim Caldeira da Costa foram pelo menos alguns dos nomes que formaram uma comissão que construiu o depósito do Chafurdo bem como a vala e a canalização para o chafariz.
Foi na segunda metade do século XX que foi fundada a Comissão de Melhoramentos, e foi construído o lavadouro e a capela de Nossa Senhora da Saúde.

Sem comentários: