quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Poesia portuguesa

Caros leitores, hoje continuamos com a boa poesia dos nossos poetas,

EM QUE SE FALA DO MENINO JESUS

I
Fiz a maldade e olhei Jesus,
Ele baixou os olhos e corou,
e toda a gente julgou,
que quem fez a maldade foi Jesus.

E todos Lhe perdoaram.....

II
- Obrigado, Menino. Mas agora,
tira os olhos do bibe e vem brincar,
que eu prometo, pra não Te ver corar,
já não fazer das minhas.

Anda jogar ao pé das flores, no chão,
comigo às pedrinhas...;
anda jogar, pra esqueceres
o preço do meu perdão.

Sebastião da Gama, 1924-1952

Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu em Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, a 10-04-1924 e faleceu em Lisboa, a 07-02-1952, vítima da tuberculose, com apenas 28 anos. Foi um poeta português, licenciado em Filologia Românica e professor do Ensino Secundário em Lisboa, Setúbal e Estremoz. A sua obra encontra-se ligada à sua tragédia pessoal motivada pela tuberculose e à Serra da Arrábida, sendo mesmo conhecido como Poeta da Arrábida. Foi fundador da Liga para a Protecção da Natureza em 1948. Saiba mais clicando aqui.

3 comentários:

Carlos Dias disse...

Sebastião da Gama foi um poeta que foi pouco divulgado, mas tem poemas lindissimos, como este sobre a juventude e os seus anseios. Ouçam:

A UMA RAPARIGA

Somos assim aos desassete,
Sabemos lá que a vida é ruim.
A tudo amamos, tudo cremos,
Aos desassete eu fui assim.

Depois, Acilda, os livros dizem,
Dizem os velhos, dizem todos:
" A Vida é triste, a Vida leva a um e um todos os sonhos"

Deixá-los lá falar os "velhos"
Deixá-los lá ....
A Vida é ruim ?
Aos vinte e seis eu amo, eu creio,
Aos vinte e seis e sou assim.

Já nem me lembro dos meus 26 anos
Um abração
Carlos Dias

Carlos Dias disse...

Primeiro que tudo, como frequentador do teu Blogue da Lomba, quero, por um lado agradecer-te a tua ideia de divulgar os nossos poetas menos conhecidos,(com quadras populares e temas que nos põe a pensar)
quer pela selecção que fizeste. Só falta António Gedeão.
Claro que o teu propósito, não é vender poesia, como quem vende Cobertores, Colchas e Mantas no mercado, mas antes partilhar com os outros a tua cultura os meios que dispões, para benefício de nós todos, particularmente os mais jóvens da Lomba (aqueles que vão à Internet). Tal como foi afirmado no Congresso dos Sacerdotes em Fátima no mês passado,hoje em dia um padre "tem ser um cientista", tem que saber de tudo de modo a dar resposta à evolução do Mundo Moderno.
Na minha geração, eramos preparados para disparar bem, para matar, porque o futuro era a guerra no Ultramar. Hoje os nossos filhos e os netos têm acesso a TUDO, acesso à cultura, ao saber, mas também devem ter em mente a responsabilidade, a tolerância, o amor pelo seu semelhante.Tarefa de todos, pais e educadores e de cada um de nós, no seu trabalho e exemplo diário.
Oxalá o façam para bem da Humanidade, e TODOS temos de contribuir pelos meios que estão ao nosso alcance para isso. Este Blogue è um exemplo disso.
Bem Hajas Diácono Orlando
Um segredo: aquele anónimo que comentou e escreveu uma quadra de António Aleixo, fui eu. Estou perdoado ?
Um abração
Carlos Dias

Carlos Dias disse...

Só queria acrescentar mais um comentário ao que disse. Aconselho este poeta para muitos desconhecido. A sua obra são 3 livros, mas vamos des cobrindo a sua grandeza logo no primeiro.
Como já foi dito, Sebastião da Gama morreu com tuberculose num sanatório da Arrábida. Naquele tempo a Tuberculose era incurável. Sabia que ia morrer, e fez um poema onde diz que tem o seu relógio adiantado 30 minutos. E diz: "que bom, quando chegar a minha hora e a morte vier para me buscar, saber que ainda tenho 30 minutos para dizer e escrever tudo aquilo que me ocorrer".
Obrigado Orlando por trazeres aqui Sebastiâo da Gama
Bem Hajas
Abração
Carlos Dias