quarta-feira, 21 de outubro de 2009

História da Comissão de Melhoramentos da Lomba (3ª parte)

Finalmente, a Comissão voltou a ser constituída a 17 de Novembro de 1970, sendo a

direcção composta pelos seguintes membros:

Presidente: Henrique Martins Almeida

1º Secretário: António da Costa Cruz

2º Secretário: Fernando Marques Costa

Tesoureiro: Eduardo Manuel Marques Correia

Vogal - Colaborador: José da Costa Cruz

A primeira acta depois desta constituição, datada de 17 de Novembro de 1970, conta-nos que às vinte e duas horas, «neste lugar da Lomba, freguesia e concelho de Arganil» se reuniram «Francisco Carvalho da Cruz, Fernando Marques Costa, Eduardo Manuel Marques Correia e José da Costa Cruz, a fim de constituírem a Comissão de Melhoramentos da Lomba cujo objecto é essencialmente promover o progresso e engrandecimento desta povoação da Lomba».

No Auto de Posse, datado do mesmo dia, «os abaixo assinados» comprometem-se todos «a, pondo acima do interesse pessoal os interesses da Lomba, pugnarem pelo progresso e engrandecimento da nossa terra».


E o livro só nos volta a dar notícias a partir de 1984, mas sei por outras fontes que, entretanto, foi eleita uma nova direcção, sob a presidência de Arménio Fernandes, e que foi construído o lavadoiro, que foi inaugurado no ano de 1977 ou 1978 (talvez 1978). Soube também que a inauguração do lavadouro marcou o início do piquenique anual, que mais tarde se viria a fundir com as festas em honra de Nossa Senhora da Saúde. Também já sabemos (nomeadamente através de um artigo já aqui publicado) que, entretanto, foi construída a Casa de Convívio e Recreio e sede da Comissão, inaugurada a 4-9-1983. Esta lacuna do livro de actas leva-me a crer que a sua actualização foi descurada, e talvez isso explique também os misteriosos interregnos anteriores.

Mas a partir de 1984 actas têm sido ininterruptamente redigidas até aos dias de hoje. Assim, lá encontramos, a 30 de Abril de 1984, a «Acta da reunião dos novos membros da Comissão», realizada pelas 21h30m. De relevante, diz-nos que os «estatutos» vão sair dentro de pouco tempo.

Poucos dias depois, a sete de Maio de 1984, foi a tomada de posse. Esta acta tem carimbos e selo do Notário («Reconheço a assinatura infra de Arménio Castanheira Fernandes. Cartório Notarial de Arganil, 5 de Junho de 1984») e diz o seguinte:

Acta da tomada de posse

Da primeira reunião dos novos membros da Comissão, em 7 de maio de 1984.

Aos 7 de maio do ano mil novecentos e oitenta e quatro, pelas vinte e duas horas, neste lugar da lomba, freguesia e concelho de arganil, reuniram-se todos os abaixo assinados, trocando impressões e cada um capacitado das responsabilidades que assumiu pondo acima do interesse pessoal, os interesses da lomba, assim como vão sair nos estatutos, em curto prazo.

Cientes das suas responsabilidades para com a nossa comissão, propondo-se defender os interesses da lomba vão assinar os empossados.

Lomba 7 de maio de mil novecentos e oitenta e quatro.

Direcção

Presidente: Arménio Castanheira Fernandes

v. presidente: Manuel Antunes Varandas

Tesoureiro: António Nunes Costa

1º secretário: Henrique Martins de Almeida

2º secretário: Eduardo Manuel Marques Correia

Vogais: Álvaro Nunes Almeida Batista

José Carlos Travassos Costa

Concelho fiscal

Presidente: Carlos Fernandes da Costa

Vogal: António da Pena

Vogal: Luiz Martins de Almeida

Assembleia geral

Presidente: João da Costa Almeida

Secretário: José Maria da Silva Pena

: Henrique Manuel Varandas André

Vogal: Arménio de Almeida Nunes Batista

A partir desta «primeira acta» a numeração das actas tem prosseguido até à actualidade.

2 comentários:

Maria Aida disse...

Na Comissão de 1984, o Vice-Presidente era Manuel Antunes Varandas, meu tio e padrinho, e não Manuel António como está referido.
Beijinhos
Maria Aida

P. Orlando Henriques disse...

Muito obrigado pela correcção.
Não sei se é erro do livro de actas ou se foi engano meu ao copiar. Seja como for, está rectificado.