sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Aniversário da Casa de Convívio

Faz precisamente hoje, dia quatro de Setembro, vinte e seis anos que foi inaugurado o edifício da sede da Comissão de Melhoramentos da Lomba. De facto, uma das placas de mármore ostentadas na fachada do edifício diz:

CASA DE CONVIVIO
E
RECREIO

INAUG. EM 4-9-1983

Naquele tempo, o presidente da Comissão era o Sr. Arménio Fernandes, que entrevistei recentemente e me contou como tudo começou. E tudo começou cerca de cinco anos antes, no dia da inauguração de uma outra importante obra realizada pela Comissão: o lavadouro. Nesse dia surgiu a pergunta:
– Então qual é a obra que vem a seguir?
– A sede da Comissão!

Na verdade, a Comissão não tinha sede e as reuniões eram em casa do ti’ Nunes. Houve também, por essa altura, um comício do Dr. Fernando Valle, que, à falta de outro espaço, se realizou no Café Barata («a taberna», como lhe chamavam). A Comissão tinha que ter uma sede!

Depois de decidir qual seria o melhor lugar, comprou-se a casa em ruínas que existia onde hoje está a sede da Comissão.

A Câmara Municipal contribuiu com algumas ajudas, nomeadamente com areia, algum cimento, algum ferro e o trabalho da máquina escavadora. Mas foi sobretudo o povo da Lomba, com as suas generosas ofertas de tempo, dinheiro e mão-de-obra, que ergueu esta casa, como aliás quase todas as obras públicas da Lomba. E isso faz daquela casa uma verdadeira casa do povo. O povo, sob a direcção da Comissão, trabalhava mesmo quando os técnicos vindos de fora falhavam. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o telhado. Estava contratado um carpinteiro para vir, em certo dia, fazer as vigas do telhado. Mas o tempo passava, era já meia manhã e estavam as obras paradas e os homens com sacos de serapilheira pela cabeça, como se usa por cá, para se protegerem da cacimba enquanto esperavam por um carpinteiro que não veio. O Sr. Arménio, habituado a dirigir trabalhos de construção civil, entregou o carro de praça que então tinha a outra pessoa, pedindo-lhe que o substituísse nos serviços que tinha marcados, e ficou lá com os homens a montar o travejamento do telhado, que ficou pronto ainda no final desse mesmo dia.

O dia da inauguração decorreu em clima de grande festa, com muitas palmas, elogios e a presença do Prof. Coimbra, na altura presidente da Câmara. O presidente da Câmara perguntou ao presidente da Comissão de Melhoramentos:

– Quem é que fez isto?
– Quem fez foi o povo!
– Mas quem é que orientou?
– Isso fui eu.
– E quem é que fez o projecto?
– Ó Sr. Professor, o projecto está na minha cabeça!
– Ó Arménio, tu abusas!
– Mas está bem feita. Mesmo sem projecto, esteja descansado, que ela não cai!

E já durou pelo menos vinte e seis anos!

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei que fossem tornadas públicas as passagens que incluíste sobre a construção da Casa de Convívio da Lomba, porque tenho a certeza que muita gente não as conhecia. Deve haver muitas mais acerca da sua construção, bem como da Capela. Aproveita enquanto temos os Homens com H grande que fizeram da Lomba uma terra que deve orgulhar quem nela nasceu, cresceu e vive, tal como tu e família.
Bem Hajas Orlando sobre a lição que nos transmitiste, sobre o que é a dedicação aos outros, sim porque tudo foi feito para o bem comum pensando nos "outros".
Carlos Dias