segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Queremos ecopontos [que faltam] na Lomba

Separar e reciclar é, hoje, um sinal de civilização. Não se trata só de ser limpo e asseado, colocando «o lixo no lixo», mas de ter método e ser ecológico, separando esse lixo. É até um título de glória. De facto, nos tempos que correm, até já fica mal, seja a quem for, «pôr tudo no mesmo saco».

Felizmente a Lomba tem, há já alguns anos, um vidrão, e isso tem muito valor! Apesar de ainda haver quem teime em colocar o vidro usado no lixo comum, creio que a maioria dos lombenses se habituou, apesar de o vidrão lombense ser “filho único”, a enviar o vidro para a reciclagem.

Mas só o vidro… Na verdade, nunca tivemos contentores para o papel, nem para o plástico, nem para as pilhas. E se a Lomba tivesse esses ecopontos tenho a certeza de que os lombenses se habituavam a reciclar papel, plástico e pilhas, do mesmo modo que se habituaram a reciclar vidro. É tudo uma questão de hábito.

A devoção ecológica dos lombenses não é tal que os faça levar o lixo separado aos ecopontos da vila. Além disso, nos tempos que correm, todas povoações deveriam (julgo eu!) ter ecopontos. Por isso, queremos ecopontos na Lomba!

6 comentários:

Unknown disse...

Já escrevi um comentário sobre este assunto, mas não sei onde foi parar.
Dado o êxito que teve o "vidrão" na Lomba, estou de acordo contigo quantos aos restantes receptores selectivos do lixo. Papel/Cartão e Embalagens.
Talvez a Comissão de Melhoramentos, numa próxima reunião de Câmara, possa chamar a atenção para este assunto. Contudo como sabemos, as Câmaras ainda não chegaram a perceber quanto é vantajoso ser o povo a fazer este trabalho selectivo do lixo, sem ir tudo para a lixeira onde um plástico tem uma vida de 200 anos. Mas deve partir delas a dinamização deste procedimento, tal como as escolas já fazem aos seus pequeninos alunos. Todos sabem de cor as cores dos receptores de vidro, papel, embalagens.
Faltam os graudos e só a Câmara deve dar o passo inicial promovendo a recolha selectiva.
Mais uma vez parabéns pela oportunidade de falares num assunto tão importante, isto no seguimento do assunto anterior (do dia 13) "Tanto Lixo".
Abração
Carlos Dias

P. Orlando Henriques disse...

Obrigado, Sr. Carlos!
Tenho a certeza de que fazemos uma boa e grande obra, na nossa terra e no mundo em geral, se falarmos destes temas tão actuais, usando os modernos "megafones", como é o caso da internet. É falando das coisas, alertando ou para o que está mal ou para o que podia ser melhor, que pudemos mudar o mundo. Também aqui estão os valores da «responsabilidade» e da «igualdade e participação», de que falava em «Tanto lixo!», valores que são tanto da fé cristã consciente como da democracia, ambas, infelizmente, em certa decadência na nossa sociedade. Mas não se trata de uma decadência total: dá-nos esperança ver que os valores não morrem, e que são, como disse o Sr. Carlos, cultivados pelas crianças; do mesmo modo que nos dá uma certa tristeza verificar (sem entrar em questões partidárias! até porque a "carapuça" serve a todos) que as Câmaras que nos têm governado ainda não aprenderam uma lição que as nossas crianças já aprenderam (e que têm tendência a desaprender com estes exemplos). Quanto aos adultos, não se preocupe, porque eles também aprendem, como as crianças, desde que a Câmara (seja quem for que a governe) lhes dê os ecopontos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Dias disse...

Olá Orlando
Tive que eliminar o meu comentário porque tinha erros de português. Parecia aquele comentário à Festa da Lomba publicado no jornal Tábua/Arganil pelo novo correspondente da Lomba, Sr. Abel do Casal de S. José...
No teu blogue não se pode editar para corrigir, só se pode eliminar. Foi o que fiz, mas aqui vai novamente o meu comentário.
Estou cem por cento de acordo com o que dizes, mas de facto tudo o que as crianças aprendem nas escolas sobre o lixo e poluição, no caso das aldeias e vilas com autarcas "insensíveis" vai se perder, porque elas sabem os princípios mas não podem praticar o que aprendem. Quantas vezes os nossos pequenos corrigem os pais "não é assim", mas onde cumprir o que sabem ?Elas não sabem o porquê, mas eu digo-o aqui:Falta de cultura da reciclagem da Câmara e em particular do Vereador responsável pela Higiéne, falta de sensibilidade e olhos abertos para o futuro. Em Engenharia dizia-se que par ser um bom engenheiro, bastava 10% de saber e 90% de Bom Senso. Também falta Bom senso sobre este problema da Reciclagem, pois além de se poupar energia, sem colheita selectiva dos lixos para reciclagem, estamos a poluir cada vez mais a NOSSA Terra e a dar cabo daquilo que deviamos preservar. Talvez nas turmas do Ciclo Básico devesse serem incluídos alguns vereadores da Câmara. Vamos buscar dinheiro a Bruxelas em nome da redução da poluição, mas nada se faz, ou fazem-se outras coisas mais emblemáticas (para não dizer outro termo dado estarmos em período eleitoral).
Por E-mail envio-te algo mais sobre a recolha selectiva de lixos e sobre o que deve ser colocado em cada contentor de um Ecoponto. Penso que nem a Câmara sabe, pelo menos nunca vi nada em Arganil sobre este assunto, além do vidro. Tristeza
Um abração
Carlos Dias

Unknown disse...

Olá Diácono Orlando
Nunca te referi que tu com as tuas notícias oportunas, actuais, revolucionárias (no sentido de dar-mos passos que cortem com a marrasmo)tens sido além de um arauto da Lomba, um lutador por causas justas e actuais, sempre pensando no bem comum.
Melhor do que eu (que sou um leigo) também Jesus Cristo no seu tempo, e durante 33 anos, foi um revolucionário contra a vida faustosa da época e para o bem dos desfavorecidos e das causas justas. Bem Hajas pela tua dedicação à Lomba e ao seu (dela) desenvolvimento.
Lembro-me que eu há uns anos pegava nos miúdos da època (hoje casados e com filhos) e enquanto coubessem no meu carro (cheguei a levar 8 com o meu filho), iamos para o rio, para a praia da Ronqueira. Para a época era uma revolução os miúdos irem da Lomba para o Alva, tomar banho.
Hoje ninguém se lembra disto, pois a vida evoluiu e os pais têm poder económico que lhes permite leva-los, não ao rio Alva, mas até para a praia.
Também devemos evoluir no sentido da preservação da Terra. Pois então que venham (pelo menos) os contentores Azul e Amarelo e que a Câmara (ou junta de Freguesia) trate do lixo selectivamente para que a Lomba esteja na vanguarda do desenvolvimento. Ideias existem, só que falta quem as ponha em prática no terreno, para se evitar aquelas fotos que publicaste em "Tanto Lixo".
Talvez com estas autárquicas a coisa pegue. Que Deus o permita
Abração
Carlos Dias

Carlos Dias disse...

Aguardo a publicação do que se deve meter dentro de cada contentor, (azul, amarelo, verde e vermelho), pois é urgente que os senhores vereadores da CMA tenham a primeira lição de Recolha Selectiva de Lixos. Como alternativa, podem perguntar na Lomba á Leonor B. Fernandes à Maria Luiz ou ao António Veiga (Tonito). Eles sabem
Abração
Carlos Dias