À semelhança de anos anteriores, vai ser rezado o terço todos os dias do mês de Maio (a começar já na próxima Quinta-feira, dia 1) na capela da Lomba, com o seguinte horário: às 20h30m de Segunda-feira a Sábado; e às 15hoom aos Domingos.
É uma boa tradição que tem mantido a nossa capela com vida desde a sua construção, no final dos anos 80 do século passado. Na verdade, sempre se rezou o terço na nossa capela todos os dias dos meses de Maio e Outubro. Também durante o ano se reza o terço aos Domingos, embora não com tanta regularidade: costuma haver um período de interrupção durante o Verão e chegou a haver anos em que não se rezou aos Domingos.
O número de pessoas pode variar muito conforme os dias e épocas do ano, mas creio não estar a mentir se disser que nos meses de Maio e Outubro a média ronda cerca de uma vintena de pessoas, mulheres na esmagadora maioria.
Para além do terço e da festa anual, em Agosto, a capela da Lomba costuma ter Missa cerca de uma vez por mês, durante a semana, uma vez que o nosso Reitor, o Padre Manuel da Silva Martins, percorre as capelas da paróquia durante o mês.
Refiro estes pormenores e considero-os importantes pelo facto de não ser habitual uma capela ter tanta vida como a da Lomba. Normalmente a vida espiritual das capelas dos nossos lugares cinge-se à festa anual, e, mais recentemente, à referida passagem do nosso Pároco.
(aspecto de um terço ao Domingo à tarde)
Sem comentários:
Enviar um comentário