quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A Lomba tem 67 habitantes

É verdade, a nossa Lomba tem, neste momento, sessenta e sete pessoas a residir habitualmente. Creio que não me esqueci de ninguém, mas convido os estimados leitores a fazerem a contagem para confirmar os números.
Desses sessenta e sete habitantes, são quarenta e três os que vivem na rua principal e vinte e quatro os que vivem nas restantes ruas, isto é, na parte mais antiga da Lomba. Existem cinco crianças com menos de cinco anos em toda a povoação.
Quando chega o Verão e as férias a Lomba ganha uma vida especial e a sua população aumenta muito. Duplica? Triplica? Não sei, mas talvez os números se aproximem do dobro ou do triplo. O que é certo é que a vida obriga muitos de nós a sair da terra e nos meses de Inverno bem se nota até que ponto a população é reduzida, mesmo que continuemos com a ilusão de que ainda há muitos habitantes a residir habitualmente na Lomba. Eu próprio fiquei surpreendido ao fazer a contagem. Há muitas casas, mas muitas estão desabitadas ou são casas de férias. Principalmente na parte antiga, onde a desertificação se faz sentir mais. É inevitável sairmos da terra, mas estes números fazem-nos pensar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Orlando
Um desafio...
Como já tens algum material, e portanto não tens que partir do zero, gostava que preparasses um pequeno texto sobre a Lomba e algumas fotografias, para inserir no site da Junta de Freguesia, visto que só tem o link para o teu Blog (e já é bom).
Aproveita as férias do Carnaval e depois envia-me por mail para eu inserir.
Bom CARNAVAL
Um abraço
João Travassos