sexta-feira, 5 de junho de 2009

A ponte das Cales

A ponte das Cales é uma construção que deve despertar o nosso interesse. É uma ponte que parece ser antiga, é de pedra de xisto e tem um arco de volta perfeita. O arco de volta perfeita é uma técnica de construção muito inteligente inventada pelos romanos e usada ao longo dos séculos: as pedras dispostas em arco apoiam-se umas às outras de tal forma que quanto mais peso a estrutura tiver em cima mais as pedras são comprimidas umas contra as outras e a construção fica com uma solidez admirável.

A ponte tem uma certa altura, talvez mais do que três metros. Creio que foi construída com esta altura para não ser submersa pelas cheias no inverno. Na segunda metade do século XX, por exemplo, houve uma grande cheia que alagou todo aquele vale. A Comissão de Melhoramentos da Lomba fez obras de alargamento há poucos anos.


O lugar desta ponte parece, pelo menos nos dias de hoje, algo estranho, e deve-nos levar a colocar questões como: porque é que existe uma ponte antiga e em pedra num lugar como as Cales? A resposta parece ser evidente: para as pessoas e os carros poderem atravessar a ribeira, claro! Mas reparem, caros leitores, no seguinte: conhecem mais alguma ponte de pedra nas nossas fazendas? Todas as pontes que atravessam as nossas ribeiras são de madeira, ou então de cimento, no caso das pontes construídas ou reconstruídas mais recentemente (fim do século XX, princípios do século XXI). E todas elas são uma simples plataforma, nunca são uma construção tão forte e tão elaborada como uma ponte em arco. E, geralmente, são pontes simplesmente pedonais, raramente encontramos uma ponte antiga que possa ser atravessada por carroças ou tractores, até porque os acessos antigos eram, maioritariamente, carreiros e raramente estradas.

Tudo isto nos deve levar formular as seguintes perguntas:

- Qual é
a idade desta ponte?

- E porque é que, algures numa época antiga que ignoramos, estas fazendas mereceram uma ponte tão boa?

- Certamente os antigos fizeram esta ponte assim para poderem lá passar carroças, o que significa que a estrada tem, no mínimo, a mesma idade que a ponte. Então porque é que os antigos fizeram uma estrada para estas fazendas se iam a pé a tantas outras?
>
São perguntas muito difíceis de responder, se é que é possível encontrar alguma resposta. Mas pelo menos uma coisa parece certa: se outrora foi feita esta estrada e uma ponte destas naquele lugar é porque a estrada era uma via de comunicação importante.

Juntemos a estes factos, já por si importantes, um outro também muito significativo: a estrada da Lomba para as Cales era (e de certo modo ainda é…) calcetada desde o Ripado até à Ribeira do Pisco. A calçada ainda lá está bem visível mas muito arruinada e escondida pela lama e por desabamentos de terra. Hoje a estrada, intransitável pelo aprofundamento das rilheiras de tractores a passar no terreno alagadiço, pela estreiteza própria das estrada antigas e pelo acumular de lama, está praticamente reduzida a um carreiro e foi substituída por uma nova que sai do Soito. Há uma razão para esta estrada ser calcetada: naquela descida brotam muitas nascentes e a água invade a estrada tornando-a enlameada e, portanto, escorregadia e alagadiça.
Este cuidado de calcetar a estrada nesta sua passagem mais enlameada revela, por este cuidado de a conservar em boas condições, que talvez fosse uma via importante.

Mas, se é que era mesmo importante, era importante porquê? Quais eram os pontos importantes que ligava? São questões para as quais peço a vossa ajuda, porque não encontro resposta certa para elas. E talvez nem seja possível encontrar a resposta enquanto não conseguirmos saber a idade da ponte.

No entanto, ainda que completamente às escuras, ouso avançar com uma hipótese de explicação. Vale o que vale (não vale nada, é apenas uma hipótese que imaginei!) mas é uma tentativa. Parece-me que a estrada e a ponte das Cales foram feitas para chegar ao mosteiro de Folques. O mosteiro era um lugar importante e talvez isto explique a construção de uma ponte tão boa (muito antiga?) e de uma estrada tão bem arranjada.

Ajudem participando: comentem esta mensagem, levantem hipóteses, dêem opiniões, contem tudo o que souberem sobre este assunto. Obrigado.

Sem comentários: