segunda-feira, 22 de outubro de 2012

As torturas das rupturas, uma vez mais...

Já por várias vezes noticiámos aqui episódios do drama que é o facto de estarem constantemente a acontecer rupturas na nossa canalização pública, com as consequências que são o desperdício do precioso líquido (muito se fala que a água será o ouro do futuro!) e os aborrecimentos para a vida das pessoas.

Desta vez deu que falar por vários dias, pois há já algum tempo que a água perdia quase toda a pressão e ninguém descobria onde era a ruptura.

Por causa da escassez e da falta de pressão da água, para muitos nem era possível sequer tomar banho de água quente, já que a pressão era insuficiente para accionar os esquentadores, e mesmo tentar lavar a roupa à máquina era entrar uma aventura, ficando muitas vezes interrompido a meio o processo de lavagem.

Cheguei a saber de alguém que se levantava às três da manhã para pôr roupa a lavar na máquina, pois era a única hora a que conseguia ter água suficiente para isso!

Hoje, finalmente, foi possivel descobrir que a ruptura era na rua do chafariz, ao pé da casa do Marco, e foi, então, possível, reparar a canalização, voltando o caudal da água e a vida das pessoas ao normal.

Entretanto, vão aumentando as "cicatrizes" no alcatrão e nas calçadas das nossas ruas...

*

Olhando a grande necessidade (tão grande e tão urgente!) que era a reposição total de uma nova canalização na nossa terra, e olhando também para o estado miserável da nossa estrada para a vila, fico revoltado ao ler na Comarca sobre o dinheiro que a Câmara Municipal gastou a requalificar o edifício da antiga Cerâmica, não sei bem com que utilidade ou proveito real para as pessoas. Num tempo em que o dinheiro é cada vez menos e em que as medidas de auteridade sufocam cada vez mais as pessoas, não podemos assumir outra atitude senão a indignação, ao ver que, havendo verdadeiras necessidades, os recursos são gastos em coisas que não faziam realmente falta.
Estamos cada vez mais pobres e Arganil continua a viver de fachada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Noite Padre Orlando
Parabéns pela coragem de denunciar o que anda da cabeça do Povo, mas que ninguém tem a coragem de dizer que os gastos das Autarquias nem sempre correspondem aos interesses de quem os elegeu. Muitos profissionais da Comunicação Social Local, não tiveram a coragem de "por a boca no trombone."
Abração
Carlos Dias