segunda-feira, 20 de abril de 2009

As árvores morrem de pé

É desolador verificar, cada vez que venho à Lomba, que mais um bom número dos nossos pinheiro morreu. O Nemátodo da madeira do pinheiro anda por aí e não perdoa. As árvores mais robustas secam até à raiz. Permanecem, no entanto, de pé. Já mortas, mas de pé, posição nobre das árvores mas também dos seres humanos.
O pinheiro foi introduzido em Portugal no século X (ainda Portugal não o era) e teve grande expanção no século XIII, sob o rei Dom Dinis. Será que esta praga capaz de o abalar?
Mas, afinal, o que é o nemátodo? Para informação dos leitores deixo aqui um texto que encontrei sobre o assunto:

O Nemátodo da Madeira do Pinheiro
(Texto de Sara Pereira e António Heitor)
Biologia e Comportamento
O nemátodo ataca o sistema de circulação da árvore, enfraquecendo-a e tornando-a mais susceptível ao ataque de outras pragas.
O contágio ocorre através de um insecto vector. Em Portugal, esse insecto é o longicórnio do pinheiro (Monochamus galloprovincialis), que transporta os nemátodos nas traqueias. A dispersão da doença está limitada à altura, e à capacidade do voo dos insectos (entre Abril e Outubro).
Ataca a generalidade das espécies de pinheiro e outras coníferas (à excepção do género Thuia). Algumas espécies de pinheiro, como o pinheiro-bravo, pinheiro-larício e o pinheiro-silvestre são muito susceptíveis.
O adulto do insecto vector alimenta-se nos raminhos e rebentos de árvores adultas, arrastando consigo estados juvenis do nemátodo, que penetram por estas feridas. O nemátodo coloniza rapidamente os vasos do xilema, bloqueando o seu funcionamento, o que provoca a morte da árvore. Nas árvores mortas o nemátodo alimenta-se dos fungos que provocam o azulamento da madeira (do género Ceratocystis). As árvores debilitadas ou recentemente mortas atraem as fêmeas do insecto vector, que aí fazem a postura, podendo transmitir igualmente nemátodos. As larvas desenvolvem-se e transformam-se em adultos, os quais são colonizados por nemátodos antes de estes abandonarem as árvores atacadas, na Primavera seguinte.

Sintomas
• Agulhas amareladas e murchas, começando pelas mais jovens, que ficam na árvore por longos períodos de tempo.
• Árvores com a copa total ou parcialmente morta.
• A transpiração de resina diminui e os ramos secos são mais quebradiços do que o habitual.
• Murchidão generalizada e súbita.
O Nemátodo do pinheiro não é visível a olho nu, apenas pode ser diagnosticado em laboratório.

Prevenção e Meios de Controlo
• Medidas preventivas: Na área onde o nemátodo se encontra, utilizar espécies de pinheiro mais resistentes ou não utilizar pinheiros em novas florestações.• Meios de controlo: Corte e eliminação das árvores atacadas, durante o período de Inverno.

Sem comentários: