quarta-feira, 20 de julho de 2011

Razões para ficarmos sem marco de correio

Quanto à notícia do passado dia 1 de Julho, acerca do desparecimento do marco de correio da Lomba, obtivemos dos CTT a seguinte resposta:


No dia 19 de Julho de 2011 14:36, RECLAMAÇÕES <reclamacoes@ctt.pt> escreveu:


Exmo. Senhor

Em resposta ao email de 3 do corrente, enviado para a Provedoria dos CTT, temos a informar o seguinte:

· O tráfego postal tem vindo a sentir uma redução sistemática e consistente desde o início do século XXI. Esta situação, verificada em todo o mundo, não exclui Portugal. O desenvolvimento das novas tecnologias e particularmente da Internet e a globalização das comunicações não são alheias à presente situação.


· Como consequência dos factos atrás referidos, os CTT têm vindo progressivamente a adequar a oferta existente à procura postal e a inovar no âmbito dos serviços/produtos prestados, de forma a garantir a sustentabilidade da empresa e que, em cada momento, a sua rede é adequada às necessidades das populações e ao volume de tráfego.


· As alterações efectuadas têm em consideração a garantia da acessibilidade aos serviços postais e os respectivos níveis de procura locais verificados.


· No caso concreto e após ter sido efectuado um controlo exaustivo às caixas de recolha de correio em causa no Concelho de Arganil, foi possível concluir a falta de utilização de algumas delas, circunstância que, no âmbito do processo de racionalização de meios em curso, levou à respectiva supressão.


· Mais informamos que:


- os clientes de Arganil podem continuar a expedir correio recorrendo a vários pontos de recolha (caixas e marcos), com a garantia da existência de pelo menos uma caixa/marco em cada freguesia;


- os carteiros nas áreas rurais efectuam atendimento ambulante, existindo por isso a possibilidade de, caso haja correspondência a enviar, ser-lhe entregue em mão;


- no caso de Lomba em Arganil a caixa mais perto deste ponto de recolha dista 750 m e situa-se na localidade de Nogueira.


Gratos pela melhor compreensão para os nossos esclarecimentos, mantemo-nos à disposição de V. Exª, apresentando os nossos melhores cumprimentos.

Apoio a Clientes

Carlos Pina


Tal como suspeitávamos, a razão alegada foi a falta de movimento. Porém, uma vez mais digo que o que é certo é que perdemos este serviço na Lomba, por pouco utilizado que fosse.

1 comentário:

Carlos Dias disse...

É com tristeza que escrevo este comentário. Quando os CTT começaram a servir os povos, insalando Marcos de Correio, Caixas de Recolha como na Lomba, Estafetas para trazer/levar o Correio diário (lembram-se de como chegava o correio à Aveleira) também o movimento era quase nulo, mas era uma obrigação de um Serviço Público servir o povo. Hoje os CTT aconselham aos povos a andar 700 metros a pé até à Nogueira, entregar as cartas ao carteiro, etc. A Caixa, suprimida mesmo sem movimento, não terá qualquer maior valia aos pobres CTT, a não ser que seja para vender ao quilo num sucateiro e diminuir as despesas da Administração, acessores, directores, e outras mordomias desnecesárias.
Tal como na minha resposta digo: UMA VERGONHA