quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Vem aí a TDT

A partir de Janeiro de 2012, a televisão deixa de ser transmitida por sinal analógico terrestre, passando a emissão em "sinal aberto" a ser assegurada pela Televisão Digital Terrestre (TDT).

Atenção a um aspecto bastante importante: a TDT é grátis, isto é, não se paga assinatura. Porém, as pessoas que quiserem continuar a ver televisão, terão que fazer despesa com a instalação de todos os aparelhos necessários...

Clique AQUI para saber, no site da Junta de Freguesia de Arganil, tudo o que fazer neste processo de transição do sinal analógico para a TDT.

Clique AQUI para se divertir assistindo a um vídeo alusivo.

4 comentários:

P. Orlando Henriques disse...

Achei bem realçar que a TDT é grátis por causa de um comentário que li no Youtube, que passo a citar:

"Os vendedores do MEO e ZON dizem às pessoas que a tv vai acabar e que terão de ter tv paga. Isso só serve para enganar quem não está informado.
Partilhem esta informação especialmente junto dos mais idosos, para não cairem no conto do vigário!
A TDT NÃO É um novo fornecedor de tv. A TDT é GRATUITA. Qualquer um JÁ PODE ver televisão pela TDT com um descodificador (partir de 30€),ou uma tv preparada para receber TDT."

Podem seguir esta ligação: http://www.youtube.com/watch?v=aGErj6DYtGg&feature=related

Carlos Dias disse...

Boa tarde Padre Orlando
Atenção que as pessoas podem ser indusidas em erro com esta afirmação. Na verdade muitas antenas da Lomba apenas apanham até ao canal 29 que é proveniente da Lousã. Com a TDT, passamos a receber do canal 32 que vem da Serra do Caramulo e as antenas (a minha foi umas delas) terão que ser substituídas. Isto sem falar no ou nos descodificadores que serão sempre de serem comprados e há vários preços desde 30 euros até 150 Euros. Mas os televisores já muito velhos, é melhor substituílos, porque não aceitam o novo sinal, mesmo descodificado.
Eu diria que as pessoas devem contactar quanto antes os especialistas que são anunciados na imprensa local Arganil.
Falo assim porque fiz a modificação em Agosto passado.Levou antena nova e os descodificadores, um melhor outro mais barato, em função daquilo que se quer fazer com a TDT.
Abração

P. Orlando Henriques disse...

Tem, razão, Sr. Carlos. Já corrigi o texto para que não dê origem a esses equívocos.

carlos Dias disse...

Bom dia Padre Orlando
Tudo está bem quando acaba em bem. Foi louvável falar sobre o que aí vem da TDT, para as pessoas tomarem as devidas providência com tempo. Aconteceu no ano passado em Alenquer e este ano em Sintra quando o sinal analógico foi desligado e ligado o digital (TDT, as pessoas ficaram sem TV e as lojas tinham esgotado os stocks das boxes de descodificação. De facto a nova TDT é de graça tal como a que temos nos dias de hoje, com 4 canais como hoje temos, embora se fale que no futuro terá 5 canais (um de notícias).
A confusão poderia acontecer e foi corrigida atempadamente, porque por detrás desta mudança, temos que comprar a box, temos que pagar a deslocação para nos porem a funcionar bem a televisão (a box é como as melancias, só se sabe se funcionam quando ligadas),orientação da antena se for adequada ou por uma nova se já for velha, e às vezes o televisor é tão velho que vale mais comprar outro. Eu Explico: Antigamente tinhamos VHF para o primeiro canal e UHF para o segundo (e novos canais quando apareceu a SIC e TVI). Por isso as antenas tinham aquele formato esquisito em que uma delas parecia uma grelha. Depois, passou tudo a UHF e embora ninguém tocasse nas antenas. De facto quando hoje se sintonisa qualquer dos 4 canais, estamos a faze-lo na banda UHF (Ultra High Frequency). Podiamos retirar a parte de VHF porque não faz falta nenhuma. Como disse no meu comentário anterior, a nossa antena da Lomba apenas tinha dois anos, era nova, mas porque não era necessário mais, ia só até ao canal 29. Após várias tentativas, optei por comprar uma antena nova já até ao canal adequado para receber a TDT, embora proveniente do Caramulo. Está a funcionar correctamente. Claro que quando em Março for o apagão geral, a antena deverá ser outra vez direcionada para onde estava ou seja Lousã. Mas como muito bem diz o Sr. Padre Orlando, só se paga os equipamentos se forem necessários, porque a RDT é de Borla.
Quem nos dias de hoje tiver que comprar um novo aparelho de televisão porque o seu avariou, para mim é mais barato comprar já um aparelho que receba o sinal da TDT, porque poupa o dinheiro da Box (desde 30 a 150 Euros) fios pelo chão (a box tem que ter alimentação em 230V alternados). Eventualmente terá que comprar uma nova antena. Mas para isso só um Técnico (e em Arganil existem vários) é que pode dizer o que cada um tem que fazer.
Penso que com tanta explicação agora não há dúvidas.
Obrigado Sr. Padre por ter chamado ao Blog da Lomba este assunto tão actual. Oxalá o Blog tenha muitas visitas para ser útil sobre este assunto, para que a Lomba não seja uma Alenquer ou como no mês passado todo o Concelho de Sintra
Abração