segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pela Lomba a caminho de Ádela

Ádela «é uma aldeia da Beira Interior, situada nos contrafortes da serra do Açor, na Freguesia do Colmeal, Concelho de Góis». Fica na mesma serra que nós mas do lado oposto. Apesar de, nos dias de hoje, estas aldeias estarem mais distantes uma da outra, noutros tempos havia uma grande relação entre Ádela e a Lomba, uma vez que a Lomba era lugar de passagem para quem ia ou voltava da Serra da Aveleira, muitas vezes saindo da estrada e atalhando a “corta-mato” pelas encostas íngremes. Estes povos eram tão próximos que havia ligações pelo casamento.

Hoje, Ádela tem um belo site e um blogue muito interessante (o blogue de Ádela já se encontra entre as hiperligações deste blogue). Visitei-os há já algum tempo e estabeleci contactos através de comentários. E, de Ádela o Sr. Fernando Almeida, respondeu contando um pouco da história de quando os povos da serra, nomeadamente de Ádela, passavam pela Lomba a caminho de Arganil. É esse interessante relato que hoje partilho convosco:

«Eu ainda sou do tempo em que se fazia essa caminhada a pé...e sempre carregado. Quando se ia de manhã para a vila, o pessoal da serra juntava-se com o da Lomba e com o da Nogueira e até Arganil iam pondo a conversa em dia... E às vezes os rapazes aproveitavam para deitar o olho a alguma rapariga. Foi assim o Pena da Nogueira foi a Ádela casar com a tia Maria da Eira; e o tio Manuel Varandas, da Lomba, foi casar com a tia Laurinda!

No regresso, e para enfrentar a subida do Camelo, havia paragem obrigatória na taberna local onde se bebia um copito e se davam dois dedos de cavaqueira... E "ala que se faz tarde" porque havia muita serra pela frente!»

Fernando Almeida

Passem pelo site da Comissão e pelo blogue de Ádela, vejam as belas fotografias que lá estão publicadas e conheçam mais um pouco esta simpática aldeia, historicamente tão próxima da Lomba.

2 comentários:

P. Orlando Henriques disse...

Estou muito grato ao Sr. Fernando de Ádela pelo texto que enviou!

Passei por Ádela duas vezes na vida, em passio pela serra. É uma aldeia pequena mas muito bonita. Como se estende ao longo de um monte que termina num cume ligeiramente mais elevado (onde fica a capela) dá a impressão de que faz a forma de um barco.

Como ouvi contar na Lomba algumas histórias de pessoas de Ádela que passavam por cá e descobri que havia relação entre as duas terras, não hesitei em colocar o blogue de Ádela entre as hiperligações (links) do blogue da Lomba, o qual, por sua vez, também já está entre as hiperligações do blogue de Ádela.

Agora que já não se anda a pé e que os caminhos da serra já não passam tanto pela Lomba, a internet é uma oportunidade de reatar relações com esta terra amiga.

Unknown disse...

Olá Orlando
Fiquei surpreendido pelo conteúdo do Blogue da Ádela, que consegui pelo "link" do teu Blogue da Lomba.
Não fazia uma ideia da riqueza do conteúdo nele apresentado. cLaro que o teu tem também muito nível, com os aspectos relevantes que apresentas, incluindo Poemas, Cá no Burgo, etc. Mas talvez te sirva de inspiração para também incluires algo mais sobre as pessoas de idade que por enquanto são uma riqueza de sabedoria da Lomba.
Noto, lá como cá, há muito pouca interacção com os residentes. Ninguém comenta, ninguém escreve. Que pena, havendo tanta coisa para dizer. Claro que não falo dos mais velhos que nem sabem o que é a Internet. Mas os novos ?
Abração
Carlos Dias